Pular para o conteúdo principal

As 20 melhores ferramentas de integração contínua: um guia para otimizar seus processos de CI/CD

https://qualidadeeti.files.wordpress.com/2018/08/devops_thumb.jpg?w=1284&h=729
Os pipelines de CI/CD são essenciais para criar um processo DevOps robusto que fornecerá produtos estáveis ​​ao mercado mais rapidamente. 
As ferramentas de integração contínua (CI) são o mecanismo que impulsiona a estratégia de desenvolvimento de software SaaS hoje em todas as fronteiras comerciais, corporativas, pessoais e industriais. O CI é crucial para otimizar os processos de desenvolvimento e fornecer às equipes de engenharia informações em tempo real sobre a implantação do software.
Entrega contínua (CD) é um avanço no processo de integração contínua e é vital para a entrega de software estável em um ambiente de teste, para que os desenvolvedores possam assim determinar se o software é lançável.
Um pipeline de CI/CD ajuda a automatizar as etapas do processo de deploy do software, como criação inicial de código, execução de testes automatizados e implantação em um ambiente de intermediário ou produção. Os pipelines automatizados removem erros manuais, fornecem loops de feedback de desenvolvimento padronizados e permitem iterações rápidas do produto. Uma estratégia eficaz de CI/CD pode automatizar o processo até o deploy em produção, para que assim os clientes possam ver as alterações mais cedo.
Embora inúmeras ferramentas de CI/CD estejam disponíveis para atender a uma variedade de necessidades, esta publicação compila 20 das mais amplamente usadas, além de enquadrar também as diferentes necessidades de equipes de desenvolvimento específicas. 

1. AppVeyor

Essa plataforma de CI/CD all-in-one baseada em nuvem permite testar e implantar aplicativos na nuvem ou em um ambiente físico de servidor. O serviço somente para Windows é fornecido com o Visual Studio e outros softwares pré-instalados para acelerar o desenvolvimento do ambiente de CI.
Características principais:
  • Ambientes de construção isolados para maior segurança
  • Unidade SSD compatível com hardware dedicado para maior velocidade
  • Suporte aprimorado ao Windows, incluindo NuGet

2. AWS CodeBuild

O AWS CodeBuild é uma ferramenta de CI hospedada na nuvem, escalável, econômica e projetada para integrar-se com outros produtos da AWS. Os ambientes de construção podem ser pré-configurados e personalizados. Com ambientes de compilação pré-configurados e personalizados, os usuários têm muitas opções sobre onde manter o código e até que ponto levar as compilações em vários estágios.
Características principais:
  • Suporte para Java, Python, Node.js, Ruby, Go, Android, .NET Core para Linux e Docker
  • Os usuários podem selecionar o tipo de computação mais adequado com base nas necessidades de desenvolvimento
  • Criptografia dos artefatos (arquivos criados) por meio da integração com o Serviço de Gerenciamento de Chaves da AWS

3. DevOps do Azure

O Azure DevOps, anteriormente conhecido como Visual Studio Team Services do Microsoft Azure, inclui seu próprio serviço de CI e ferramentas de planejamento ágil para equipes Scrum e Kanban. Por ser uma plataforma aberta, é capaz de trabalhar com qualquer stack de desenvolvimento além das tecnologias da Microsoft.
Características principais:
  • Adaptado ao Visual Studio
  • Oferece suporte a uma ampla variedade de sistemas de controle de versão, linguagens de programação e destinos de implantação
  • Pode hospedar agentes de build usando o Docker

4. Bamboo

O Bamboo é a ferramenta de builds do Atlassian. É uma estrutura amplamente usada para equipes de software em todo o mundo. As equipes podem aproveitar integrações com outros produtos da Atlassian em particular, o que pode economizar tempo e energia de várias maneiras. Seu suporte integrado à implantação e o gerenciamento de agentes de build fornecem visibilidade de ponta a ponta.
Características principais:
  • Compatível com Docker, AWS e S3 e permite usar sua linguagem de programação favorita
  • Atribuição de agentes personalizado para correções rápidas de bugs críticos e esboço detalhado do histórico de códigos de pré-deploy para rastreamento de progresso
  • Integração com Bitbucket, Jira e outros produtos Atlassian

5. Buildbot

Este framework de testes CI construído em Python suporta compilações complexas em todo o ciclo de vida de desenvolvimento da aplicação. Sua principal função é atuar como uma ponte para testes e construções automatizados.
Características principais:
  • Notificações de status de build personalizadas por meio de várias ferramentas
  • Visualização de compilação em tempo real e estimativas de tempo de conclusão

6. Buildkite

O Buildkite é uma ferramenta de código aberto com foco em compilações em escala, bem como em uma experiência visual em todas elas. Possui um grande número de conexões para seus agentes de build e também possui várias opções para visualizar pipelines.
Características principais:
  • Opções ilimitadas de idiomas e cadeias de ferramentas
  • Suporte nativo para containers Docker, bem como sistemas Unix, Windows e OS X
  • Escalável

7. CircleCI

O CircleCI é um dos principais players no mercado de plataformas de integração e entrega contínua perfeito para grupos de desenvolvedores com equipes espalhadas por todo o mundo. Ele pode ser usado efetivamente para tudo, desde a automação de compilação e teste até processos abrangentes de implantação.
Características principais:
  • Acessa configurações personalizadas diretamente do código
  • Integra-se perfeitamente às principais plataformas de nuvem
  • Garante a instalação de dependências em ambientes isolados através do uso automatizado de diversas ferramentas específicas do idioma

8. CodeShip

 
Recentemente adquirida pela Cloudbees, a Codeship é uma plataforma de Integração Contínua hospedada, projetada para testar, criar e implantar diretamente de um projeto do GitHub. Também é conhecido entre os desenvolvedores por sua eficiência, simplicidade e velocidade devido a uma combinação bem projetada de recursos para integração e entrega para implantação precisa de código após a automação de teste.
Características principais:
  • Inscrição com um clique para GitHub, GitLab e Bitbucket
  • Suporte à instância nativa do Docker
  • Monitoramento e dimensionamento eficientes, configuração simples de gerenciamento de arquivos e interface simples para configuração do fluxo de trabalho

9. CruiseControl

O CruiseControl , que existe há muito tempo, é uma estrutura conectável e de código aberto para supervisionar um processo contínuo de criação. Possui suporte para vários idiomas e estruturas, incluindo .Net.
Características principais:
  • Loops de construção personalizados para ciclos de construção
  • Relatórios JSP para gerenciar resultados de construção
  • Interface GUI para visualização do status da construção

10. Draco.NET

Draco.NET é um aplicativo de serviço do Windows. As equipes de desenvolvimento valorizam sua capacidade de monitorar o repositório de código-fonte e iniciar automaticamente as recriações do projeto em caso de alterações. Ele também fornece esses resultados da compilação, bem como uma lista de alterações da última compilação por email.
Características principais:
  • Permite verificar repositórios de controle de origem como CVS, Visual SourceSafe, PVCS e SubVersion
  • Os emails criam resultados com uma lista dos resultados da última alteração
  • Suporta compilações usando a ferramenta de compilação NAnt ou via Visual Studio

11. GitLab CI

O GitLab fornece ferramentas para gerenciamento de problemas, visualizações de código, integração contínua e implantação em um único painel. Esse aplicativo da Web possui uma API que armazena seu estado em um banco de dados e vem com pacotes pré-criados para distribuições populares do Linux. Os desenvolvedores sabem disso para facilitar a instalação, uma interface de usuário intuitiva, documentação extensa e uma rede de usuários de suporte.
Características principais:
  • APIs para a maioria dos recursos permitem integrações mais profundas do produto
  • Escalabilidade da máquina para teste de desempenho
  • Scripts de construção de CMD de programação de linguagem ilimitada

12. GitPrime

O GitPrime analisa dados de repositórios de código baseados em Git, incluindo GitHub, GitLab e Bitbucket. Isso permite que você forneça medições de produtividade da equipe, bem como insights sobre padrões de trabalho individuais para identificar áreas de melhoria.
Características principais:
  • Análise de produtividade para equipes de software
  • Relatórios abrangentes de dados com foco na base de código para gerentes e partes interessadas
  • Visualização de dados e relatórios em tempo real

13. GoCD

O GoCD da Thoughtworks é um servidor de entrega contínua de código aberto que está entre as principais ferramentas de automação de compilação para automatizar e otimizar ciclos de compilação, testes e lançamentos de produção. Entre suas habilidades de destaque estão a ativação de plug-ins ou o design de plug-ins personalizados para uso, e a capacidade de configurar vários servidores para disponibilidade de dados em caso de emergência. O GoCD funciona com Windows, OSX, AMIs da AWS, Docker, Debian/APT, RPM/YUM e Zip.
Características principais:
  • O mapeamento do fluxo de valor monitora as alterações em tempo real que estão sendo enviadas em confirmações
  • Acionadores personalizados salvam manualmente versões funcionais de aplicativos e sistema de modelo personalizado para reutilização da configuração
  • Amplo pipeline de relatórios de teste para analisar e criar comparação de arquivos e confirmações

14. Heroku CI

O Heroku CI automatiza a suíte de testes do aplicativo com base em cada push no seu repositório GitHub. As equipes de desenvolvimento podem revisar facilmente os resultados dos testes de alteração com pré-merge/implantação. O ambiente de teste descartável reflete os ambientes de preparação e produção da equipe para garantir resultados mais precisos e seguros. O Heroku CI funciona perfeitamente com qualquer Heroku Pipeline.
Características principais:
  • CI rápido, tempo na fila zero
  • Detecta, configura e executa seus testes sem configuração
  • Melhor integração de pipeline do mercado

15. Jenkins

O Jenkins oferece fácil automação de integração contínua em projetos de vários idiomas. Esta ferramenta CI de código aberto pode aproveitar milhares de plugins para otimizar a criação de projetos, a execução de testes, a detecção de erros, a análise de código e a implantação do projeto. Uma interface da Web permite uma configuração rápida do servidor, enquanto sua extensa comunidade de usuários apresenta as principais marcas de software que oferecem suporte ao desenvolvimento contínuo. O Jenkins X, projetado para clusters Kubernetes e provedores de nuvem, pode oferecer automação de CI/CD na nuvem.
Características principais:
  • Funciona como servidor de CI ou plataforma de CD para praticamente qualquer projeto
  • Pacotes Unix, Windows e OS X pré-construídos para fácil instalação
  • Recursos abrangentes de implantação de máquinas de rede para construção e teste aprimorados

16. OctopusDeploy

O OctopusDeploy trabalha com qualquer servidor de compilação escolhido para automatizar lançamentos de aplicativos ASP .NET e serviços do Windows. Teste, preparação e produção podem ser implementados no local e na nuvem. Em vez de controlar a origem e substituir o servidor de compilação, ele extrai e compila código do sistema de controle de origem e lida com tarefas relacionadas à compilação, como análise estática de código. O painel da ferramenta mostra versões implementadas e seus ambientes correspondentes.
Características principais:
  • Teste de unidade contínuo e acompanhamento da cobertura do código
  • Ampla biblioteca de API REST e clientes .NET
  • Suporta integração com JetBrains, TeamCity e Microsoft Team Foundation Server

17. Spinnaker

 
Criado na Netflix, o Spinnaker é uma plataforma de entrega contínua de código aberto e com várias nuvens para liberar alterações rápidas de software. Ele se integra perfeitamente a uma variedade de provedores de nuvem, sendo altamente configurável e aproveitando as melhores práticas do setor imediatamente.
Características principais:
  • Integra-se com Jenkins e Travis
  • Inúmeras opções de integração de plataforma de mensagens e colaboração
  • Gerenciamento de cluster

18. Strider

Strider é uma plataforma de CI / CD de código aberto criada com Node.js e JavaScript que integra o MongoDB como armazenamento de banco de dados de back-end. Além de permitir a criação de servidor personalizado, o Strider se integra a muitos projetos como GitHub, Bitbucket, Gitlab, etc. Ele também fornece plugins poderosos para personalizar as funcionalidades padrão entre muitos outros recursos.
Características principais:
  • API interna extensa com documentação clara
  • Suporta Docker
  • Publicar e assinar eventos de soquete

19. TeamCity


 
A solução de servidor de CI inteligente TeamCity da Jetbrains é escalável para projetos de qualquer tamanho e fornece um grande número de recursos voltados para desenvolvedores. A solução foi projetada para suportar todas as pilhas e plataformas de software modernas, com instaladores pré-criados que permitem aceleração rápida. O TeamCity é compatível com computação em nuvem com escalabilidade nas plataformas em nuvem da AWS, Microsoft e VMware vSphere.
Características principais:
  • Oferece excelente suporte para versão de ferramenta, teste de estrutura, cobertura de código e análise de código sem scripts externos
  • Reutilização de configurações intuitivas para eliminar a necessidade de duplicação de código
  • Controle de versão abrangente para a estrutura do projeto e relatórios detalhados de histórico para compilação, falhas e alterações

20. Travis CI

A plataforma Travis CI automatiza o processo de teste e implantação de software e é criada para integrar-se aos projetos do GitHub para teste contínuo de código. Essa ferramenta popular de IC possui inúmeros usuários pesados, como Facebook, Mozilla, Twitter e Heroku.
Características principais:
  • Verificação automatizada de solicitação de recebimento
  • Comunicação de notificação fácil através da integração de email, Slack, HipChat e outras ferramentas de colaboração
  • Opções de ferramenta de API e CMD para personalização de gerenciamento

Fontes: https://dzone.com/articles/20-best-continuous-integration-tools-a-guide-to-op

Comentários